Com um público de aproximadamente mil pessoas, entre atletas e espectadores, SESI A. E. Carvalho inaugurou novas instalações e recebeu a 5ª etapa do circuito
Por: SESI A.E. Carvalho
29/03/201815:24- atualizado às 17:57 em 04/10/2018
Depois de integrar a programação cultural e esportiva de cinco unidades do SESI pelo Estado de São Paulo, a instituição encerra sua participação no Circuito Paulista de Skate de 2018 com números expressivos: público total de aproximadamente 6 mil pessoas e cerca de 150 atletas competindo por etapa. O encerramento aconteceu no último final de semana, 29 e 30 de setembro, na unidade de A. E. Carvalho, na zona leste da capital.
Assim como nas etapas anteriores, uma pista indoor foi montada no ginásio da unidade e nela atletas não só do Estado de São Paulo, mas de todo o país, competiram nas categorias “Mirim”, “Iniciantes”, “Feminino” e “Amador”.
1º dia: cerimônia de inauguração e disputas das categorias “Mirim” e “Iniciantes”
Antes das primeiras disputas serem iniciadas, a manhã de sábado (29/9) contou com a cerimônia de inauguração das novas instalações esportivas e de lazer da unidade de A. E. Carvalho, realizada no local da competição, pelo Superintendente em exercício do SESI-SP, Alexandre Pflug; pela Diretora do Centro de Atividades, Silvia Helena Marchi; e pelo Presidente da Federação Paulista de Skate, Roberto Maçaneiro.
“São dois momentos especiais: o primeiro é esta revitalização que aconteceu aqui no SESI A. E. Carvalho, com a nova academia, com o ginásio, com as quadras cobertas, com o society, com o playground; e, para o ano que vem, haverá mais uma grande obra para essa unidade: a revitalização do balneário. Teremos uma unidade totalmente moderna”, comentou Pflug sobre as novas instalações.
Durante a cerimônia, Roberto Maçaneiro também expressou a importância da parceria entre o SESI-SP e a Federação Paulista de Skate:
“O skate como esporte olímpico vem sendo tratado de uma forma muito carinhosa pelo SESI. A Federação Paulista agradece muito. É uma honra fazer parte dessa equipe e poder também contribuir um pouco com nosso esporte”, disse presidente da Federação Paulista de Skate.
Encerrada a inauguração, deu-se início ao primeiro dia de competições do circuito, com as disputas entre os participantes da categoria “Mirim”, voltada para atletas de 12 e 13 anos. Foram realizadas duas baterias eliminatórias, e delas, oito participantes foram classificados para a final. As primeiras posições ficaram com os atletas Guilherme Faria, Higor Silva de Jesus e Nicolas Cordeiro, primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Higor Silva de Jesus (esquerda), Guilherme Faria (centro) e Nicolas Cordeiro (direita). Crédito: Roger Tilskater.
No mesmo dia, no período da tarde, foi a vez dos atletas da categoria “Iniciantes” (14 a 16 anos) entrarem na pista. Foram três baterias eliminatórias, em que os oito skatistas com as maiores pontuações participaram. Os vencedores foram Davi Ferreira, primeiro lugar, João Vitor Freitas, segundo lugar, e Gabriel Cruz de Souza, terceiro lugar.
João Vitor Freitas (esquerda), Davi Ferreira (centro) e Gabriel Cruz de Souza (direita). Crédito: Roger Tilskater
2º dia: categorias “Feminino” e “Amador”
Na manhã de domingo (30/9), foram abertas as inscrições para as disputas nas categorias “Amador” e “Feminino”, que aconteceram nos períodos da manhã e tarde, respectivamente.
Cinco baterias eliminatórias da categoria “Amador” foram realizadas e dezesseis skatistas foram selecionados para disputar a semifinal. Destes, apenas os oito melhores foram convocados para participar da final.
Enquanto os atletas classificados para a final do “Amador” se preparavam para a disputa, foi a vez da mulherada dominar as pistas. As participantes da categoria “Feminino” mostraram técnica e muito estilo nas manobras apresentadas. Das oito classificadas para a final, a vencedora foi a skatista de Isabelle Menezes, também vencedora da etapa realizada em Osasco.
Rafaela Murbach (esquerda), Isabelle Menezes (centro) e Isabelly Avilá (direita). Crédito: Roger Tilskater
Depois da final feminina, foi a vez dos finalistas do “Amador” retornarem às pistas para disputar a grande final, que teve como campeão o atleta Oseias Borges.
Jhom Alvarez (esquerda), Oseias Borges (centro) e Gabriel Aguilar (direita). Crédito: Roger Tilskater
Com um público de aproximadamente 1.000 pessoas, entre atletas e espectadores, a etapa de A. E. Carvalho foi a quinta e última etapa do circuito apoiada pelo SESI-SP. O campeonato da Federação Paulista de Skate (FPS) ainda continua e contará com mais algumas etapas e a grande final, que reunirá os melhores atletas desta competição e dos demais Circuitos homologados pela FPS. Mais informações podem ser obtidas em /www.fpsk8.com.br
Confira o resultado de cada categoria e algumas fotos dos dois dias de evento:
Categoria Mirim |
Categoria Iniciante |
Categoria Amador |
Categoria Feminino |
1 – Guilherme Faria 3 - Nicolas Silva Cordeiro 4 – Gabriel Silva – Menor 5 – Luiz Antonio D’Angelo 6 – Felipe Del Rosso - Piolho 7 – Gabriel Aizza Silva 8 – Gabriel Tesser |
1 – Davi Ferreira 2 – João Vitor 3 – Gabriel Cruz de Souza 4 – Lucas Pinheiro 5 – Icaro Bellem 6 – Breno Miranda 7 – Ismael Henrique – Feijãozinho 8 – Rodrigo Libman – Mini Gangsta |
1-Oseias Borges 2-Jhom Alvarez 3-Gabriel Aguilar 4-Kleber Fabiano 5-Gabriel de Matos - Zina 6-Victor Hugo – Vitinho 7-Abner Pietro 8-Tiago Antunes - Picomano |
1 – Isabelle Menezes 2 – Rafaela Murbach 3 – Isabelly Avilá 4 – Giulia Scorza 5 – Giovana Silva Dias 6 – Ceres Silva Dias 7 – Isabelle Domingos Bicudo 8 – Thalissa Rodrigues |
Saiba mais sobre o projeto SESI-SP Skate
A parceria entre o SESI-SP e a Federação Paulista de Skate para a realização do circuito de 2018 marcou os primeiros passos do projeto SESI-SP Skate, que tem como objetivo o desenvolvimento da modalidade que passa a integrar os Jogos Olímpicos na edição de Tóquio 2020.
Além de ter reunido público de aproximadamente 6 mil pessoas e cerca de 150 atletas competindo por etapa, soma-se a isso 650 alunos da instituição que foram iniciados na modalidade, a partir de oficinas de skate, realizadas nas unidades SESI que sediaram o campeonato: Osasco, Campinas, Guarulhos, Diadema e A. E. Carvalho.
O segundo passo foi o desenvolvimento de 16 “Burnkits” cedidos e entregues pelo atleta Bob Burquist na segunda-feira (1/10), no SESI Osasco. Compostos por 2 quarters, 2 rampas, 2 mesas, 1 corrimão, 1 high-jump e 1 tambor cada um, os kits serão base para todo o trabalho de inserção da modalidade no Programa SESI-SP Atleta do Futuro (PAF).
Também parte do projeto SESI_SP Skate está prevista a construção de um Complexo de Skate em Itaquera, na zona leste de São Paulo. O local abrigará uma pista de 2.000 metros quadrados, seguindo o padrão olímpico e desenhada por Bob Burnquist.
Leia mais:
SESI-SP recebe kits de skate de Bob Burnquist
https://osasco.sesisp.org.br/noticia/sesi-sp-recebe-kits-de-skate-em-parceria-com-bob-burnquist
Sucesso! Mais de 1.400 pessoas participaram da 1ª etapa do Circuito Paulista SESI-SP de Skate
https://osasco.sesisp.org.br/noticia/confira-como-foi-a-1a-etapa-do-circuito-paulista-sesi-sp-de-skate-no-sesi-osasco
Etapa de Campinas do Circuito Paulista SESI-SP de Skate reuniu atletas de alta qualidade técnica e histórias emocionantes
https://campinassantosdumont.sesisp.org.br/noticia/etapa-de-campinas-do-circuito-paulista-sesi-sp-de-skate-reuniu-atletas-de-alta-qualidade-tecnica-e-historias-emocionantes
Ousadia nas pistas e retorno de campeões marcaram a 3ª etapa do Circuito Paulista SESI-SP de Skate, em Guarulhos
https://guarulhos.sesisp.org.br/noticia/ousadia-nas-pistas-e-retorno-de-campeoes-marcaram-a-3a-etapa-do-circuito-paulista-sesi-sp-de-skate-em-guarulhos
Mais uma etapa do Circuito Paulista SESI-SP de Skate Street concluída com muito sucesso no SESI Diadema
https://diadema.sesisp.org.br/noticia/mais-uma-etapa-do-circuito-paulista-sesi-sp-de-skate-street-concluida-com-muito-sucesso-no-sesi-diadema