Por: Por TALUANA HELENA EL JAMEL - Fisioterapeuta SESI-SP
29/01/202116:18- atualizado às 16:23 em 29/01/2021
A fibromialgia é uma síndrome que tem como principal sintoma dores no corpo durante longos períodos, e o paciente tem maior sensibilidade a dor.
Outros sintomas característicos da fibromialgia são a fadiga, distúrbios do sono (insônia, sono não reparador), dor de cabeça, depressão e ansiedade, alteração de memória, palpitações, entre outros .
De cada 10 pessoas diagnosticadas com fibromialgia, em média 8 são mulheres e com idade entre 30 e 60 anos, porém, existem casos em crianças e idosos.
Existem pontos gatilhos pré estabelecidos para o diagnóstico da fibromialgia. Esses pontos estão localizados na região da coluna cervical e torácica, glúteos, cotovelos, quadril e joelhos.
As causas da fibromialgia ainda são desconhecidas, mas podem aparecer depois de traumas graves físicos e emocionais, infecções graves, doenças autoimunes.
O tratamento para a fibromialgia deve ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar, médico, psicólogo, fisioterapeuta, entre outros.
O paciente com fibromialgia obrigatoriamente deve praticar alguma atividade física, de preferência exercícios aeróbicos. A hidroterapia tem ótimos resultados, mas o mais importante é que o paciente procure uma atividade que goste.
Deve ficar claro para o paciente que o tratamento depende mais dele e de suas atitudes, e que devem ser realizadas em conjunto, pois nenhuma delas é eficaz isoladamente.